Clonagem
Clonagem: A clonagem e um processo de obtenção de indivíduos provenientes de multiplicação assexual do mesmo ser, sendo este novo ser geneticamente igual ao progenitor. Neste processo é retirado o núcleo (onde está a informação genética) que é colocado num óvulo anucleado e posteriormente colocado no útero da progenitora. A clonagem também é um processo de reprodução assexuada utilizado por bactérias e seres unicelulares.
Tipos de clonagem:
· Clonagem Natural: A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou património genético.
· Clonagem Reprodutiva: utilização da clonagem para a produção de organismos geneticamente iguais ao progenitor, é utilizada em bactérias e seres unicelulares.
· Clonagem Terapêutica: é utilizada para a obtenção de tecidos e órgão para serem utilizados no tratamento de doenças.
Clone: organismo geneticamente igual ao indivíduo que lhe deu origem, é o resultado de um processo de clonagem.
Vantagens e Desvantagens:
· Vantagens da Clonagem:
· No tratamento de doenças genéticas, cria-se um clone e retira-se as células necessárias para curar a doença;
· No caso de um dos membros de um casal ser estéril pode-se recorrer à clonagem para criar um clone e assim o casal já terá um descendente;
· Pessoas que tenham acidentes podem ser submetidas a clonagem para retirar do clone o órgão necessário à cura da deficiência causada;
· Recuperação de espécies em extinção e extintas.
· Desvantagens da Clonagem:
· Grandes investimentos financeiros e de recursos humanos;
· A clonagem humana iria criar grandes conflitos com algumas religiões;
· A maior parte dos clones morre precocemente;
· Na clonagem de mamíferos, a maior parte dos clones nascidos têm deformações, problemas de adaptação e a taxa de sucesso de uma clonagem é muito reduzida.